Voltar

Manutenções Preventiva e Preditiva

Manutenções Preventiva e Preditiva
Service

Quando possuímos bens de suma importância, desejamos que os mesmos durem o máximo possível na sua melhor performance, mantendo a mesma qualidade e confiança de quando novos. Para que isso ocorra, devemos além de manter preservados e ter cuidado ao utilizá-los, efetuarmos as devidas manutenções. Por exemplo, quando um carro é novo, queremos que o mesmo dure e não nos dê dores de cabeça, e para que o mesmo seja preservado executamos várias manutenções.


Uma das principais manutenções se chama Manutenção Preventiva. Esta é aconselhada para que os equipamentos durem por longos anos. Os Retificadores Provolt, contam com um cronograma de Manutenção por cerca de 6 anos, substituindo assim os componentes em fim de vida útil conforme os fabricantes indicam. Estes 6 anos são divididos principalmente em três etapas, no segundo ano de fabricação há a substituição dos capacitores de fator de potência, no terceiro dos ventiladores de arrefecimento e dos capacitores eletrolíticos, já no sexto e último acontece a substituição de todos os três componentes, dos ventiladores, dos capacitores de fator de potência e dos eletrolíticos.

Durante os anos que não se tem substituições, a Manutenção prevista é a Preditiva. Também considerada uma manutenção importante, pois a mesma consiste na inspeção do equipamento, onde o técnico analisa através de instrumentos e ferramentas os dados, como por exemplo, as medições de temperatura durante seu funcionamento, analise de ruídos, analise de isolamento, entre outros. Esta manutenção prediz o risco de possíveis danos aos componentes do equipamento, podendo interferir no prazo da manutenção Preventiva e evitando a manutenção Corretiva, se for necessário a troca antecipada dos componentes devido condições adversas.

Com isso concluímos que as manutenções são de suma importância para que não ocorra uma parada do equipamento devido um problema que poderia ser evitado. E assim a confiabilidade, qualidade e preservação do equipamento eleva sua duração em ótimas condições por mais tempo. Além disso, a garantia do equipamento pelo fabricante também pode aumentar, devido a periodicidade e constante inspeção e substituição de componentes importantes que estão constantemente sendo utilizados e desgastados durante o funcionamento do equipamento.


Escrito por: Daniel N. Cunha
21 de fevereiro de 2022

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos conteúdos
Loja virtual
Acesse nossa loja do Mercado Livre e adquira nossos produtos seriados.