Voltar

Inversores de Frequência: como surgiram, o que são e os principais diferenciais das linhas de inversores de frequência Provolt

Inversores de Frequência: como surgiram, o que são e os principais diferenciais das linhas de inversores de frequência Provolt
Drives

Como surgiu


Com a descoberta e utilização dos motores elétricos no início do século XVII, a indústria foi a que mais se beneficiou desta tecnologia, tendo em vista que as máquinas à combustão custavam caro. Além dos altos valores, também eram difíceis de transportar, poluidores e não era possível de instalar em qualquer lugar.


Já os motores elétricos eram menores, fáceis de mover, mais limpos e tão potentes quanto os à combustão. Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, vieram as diversas formas de acionamento dos motores, as mais comuns: partida direta; partida estrela-triângulo; partida compensadora; partida com soft-starter e partida com inversor de frequência.


As primeiras formas de partida consistem na ligação direta do motor à rede, o que pode ocasionar sobrecarga nos motores e na rede elétrica, prejudicando assim o funcionamento e a vida útil do motor. Graças a indústria 3.0 e toda a automação desenvolvida, equipamentos para melhorar o controle e a proteção dos motores foram desenvolvidos, como por exemplo, soft-starter e inversores de frequência.


O que é


    O inversor de frequência consiste num equipamento que varia a frequência das três fases simultaneamente a partir de um chaveamento em alta frequência, com o objetivo de controlar o giro do eixo do motor. Por todos os benefícios que o inversor de frequência proporciona é que a Provolt os desenvolve desde 1988.


    Diferenciais dos inversores de frequência Provolt


      Atualmente trabalhamos com duas linhas de inversores, o CFP-II e os PI’s. O CFP-II é totalmente desenvolvido pela Provolt no Brasil, já o PI é nossa linha de importados. O grande triunfo do CFP-II é sua praticidade, facilidade de programação e flexibilidade para diversas atuações.


      Já o PI, traz consigo, além das qualidades do CFP-II, a mais alta tecnologia, sofisticação do mercado e sua robustez. Tendo um ótimo desempenho, com seu espaço interno bem aproveitado para reduzir o máximo possível de suas dimensões, o que lhe proporciona um tamanho justo para a sua capacidade potencial. Sendo usado principalmente para maiores potências e/ou aplicações de maior complexidade.


      E ainda, o melhor da indústria 4.0, a sua comunicação via Modbus, que consiste em uma comunicação integrada à rede, além disso os dois modelos possuem várias proteções, evitando possíveis defeitos no motor e a sobretensão ou sobrecarga na aceleração ou desaceleração do motor.


      Preocupados com a qualidade dos equipamentos da produção dos clientes, e com os equipamentos que tocam as linhas de produção, é que nós, Provolt, oferecemos esses produtos ao mercado, tendo o objetivo de satisfazer o cliente com uma equipe comprometida e motivada para melhor servir nossos parceiros. Contamos com um time e um estoque prontos para lhe atender, com um ótimo suporte e pós-vendas declarado pelos compradores.


      Escrito por: Daniel Nicolas Cunha

      Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos conteúdos
      Loja virtual
      Acesse nossa loja do Mercado Livre e adquira nossos produtos seriados.