Voltar

Importância do Monitoramento e Medição das Baterias

Importância do Monitoramento e Medição das Baterias
Service

Quando pensamos em baterias, não percebemos o tamanho da importância e responsabilidade que elas possuem, mas podemos comparar, por exemplo, com a importância de um paraquedas em um voo de avião, onde não deixamos para verificar as condições e a existência do paraquedas apenas quando o avião estiver caindo certo? Da mesma forma em uma subestação de energia ou em qualquer sistema de corrente contínua, as baterias devem ser monitoradas e checadas periodicamente e preventivamente para evitar riscos de falha no momento em que elas precisarão ser acionadas.



Quando falamos em sistemas críticos de fornecimento de energia, estamos falando em segurança e é por este motivo que as baterias são tão importantes. Paradas de operação em alguns locais, como por exemplo em data center, pode gerar prejuízos imensuráveis. Nestes locais os dados gerenciados devem estar seguros e monitorados o tempo todo, e por isso a utilização de UPS é fundamental e deve ser contínua, pois será este sistema que irá garantir a disponibilidade e segurança dos dados.



Outro local de extrema importância, são os hospitais onde a falta de energia pode provocar danos tanto para o hospital como para os pacientes. Nestes casos, uma parada inesperada ou desligamento do circuito por falha nas baterias, poderia causar a morte de pessoas.



As baterias utilizadas em sistemas críticos de corrente contínua, além de permanecer continuamente em regime de flutuação, devem ser monitoradas através das medições de tensão, temperatura e resistência interna a fim de identificar possíveis falhas preventivamente.



A PROVOLT realiza este monitoramento através de módulos e sensores desenvolvidos com tecnologia nacional e totalmente integrado com nossos retificadores/carregadores e UPS’s, com a possibilidade de monitoramento remoto via comunicação.



Além disto, temos equipe técnica e instrumentos para a realização de serviços de avaliação de baterias e manutenção preventiva.

Escrito por: André R. Brogni
14 de dezembro de 2021

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos conteúdos
Loja virtual
Acesse nossa loja do Mercado Livre e adquira nossos produtos seriados.